quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

1 de Dezembro

Feriado desde sempre para todos os que se lembram de si desde sempre. Restauração da Independência dos Espanhóis em 1640, é a data que se assinala neste dia. Parece no entanto que este é o ultimo ano em que celebramos este dia, o que não deixa de fazer sentido, porque entrámos numa era em que voltámos a estar dependentes de outros povos europeus mais a norte situados.
Eu não gosto de guerras, com tantas perdas de vidas e tragédia associada. Mas hoje sou obrigada a pensar que as coisas pareciam mais simples no século XVII. Haviam dois lados, batalhas para travar e no final um dos lados ganhava a guerra e o outro era derrotado. Hoje há muitos lados, não percebemos onde se travam as batalhas e não conseguimos ver onde acaba esta guerra.
E se não trata aqui da morte física, mas confronta-mo-nos com a morte psíquica, afectiva, ideativa que nos vai ameaçando.
LUTEMOS POIS.

Quanto ao feriado, podem leva-lo em nome da nossa recuperação, seja lá o que for que isso significa.
Para mim hoje é e será sempre feriado, pois é o dia que assinala o aniversário do meu pai que faria 80 anos, se não tivesse perdido, mas não sem lutar heroicamente a sua batalha com a doença.


Sem comentários: