domingo, 20 de maio de 2012

A alegria do caracol

Chegaram os caracóis malta, convém avisar toda a gente que já é tempo de caracóis e cerveja fresca numa qualquer esplanada, tasca ou fancy restaurant. Não quero saber.


Quero sentar-me, pedir os ditos cujos, beber um gole de cerveja enquanto eles não aparecem e antecipar o prazer da sua chegada à minha mesa. Depois da travessa ser pousada na mesa (sim porque eu não sou de pires) ficar a a inalar o cheiro dos oregãos que são um apelo ao olfacto, e olhar para eles que são uma chamada visual poderosa. A seguir preparo o palito e começo devagar a tirá-los suavemente da sua concha directamente para as minhas papilas gustativas, e oh meu Deus depois de tantos meses com R em que não os pude saborear, aqui está o Maio do meu contentamento.


Um a seguir ao outro vão sendo degustados com o prazer elevado à potencia máxima. Com excepção da audição todos os outros sentidos são chamados a comparecer neste festim sem igual.


Claro que todo este prazer só faz sentido na companhia de comparsas que como nós saibam apreciar os ditos cujos e dissertar sobre os mesmos. 
Faz falta a confraria do caracol!
Tenho dito.